29 de janeiro de 2013

A Origem do Carnaval



O carnaval, a festa mais popular do Brasil, acontece em fevereiro ou em março, nos três dias que antecedem a Quaresma. É uma festa móvel, ou seja, não tem data fixa.
Não se sabe exatamente como o carnaval surgiu. Parece que teve origem na Antiga Roma.
O carnaval brasileiro começou com o entrudo, festa popular trazida pelos portugueses. Manifestou-se no Brasil colônia e também no Império. Em Recife, existe até hoje. Nesta festa, existe, os foliões jogavam uns nos outros água, ovos, farinha, pós de vários tipos,... Como as comemorações fossem ficando cada vez mais violentas, o entrudo acabou sendo proibido.
A primeira escola de samba, a Deixa falar, data de 1920. Hoje as escolas de samba são sociedades civis registradas. Cantam sambas-enredo com temas em que figuram lendas, acontecimentos históricos,...
O desfile das escolas de samba são espetáculos muito conhecidos, que atraem milhares de turistas do mundo inteiro. O desfile obedece a certas regras , dentre as quais a apresentação de comissão de frente, abre-alas, porta-bandeira, mestre-sala e passistas.
Vários ritmos já animaram o carnaval, mas hoje predominam o samba, as marchas carnavalescas e o frevo. Entre os grandes compositores de músicas carnavalescas do passado, podem ser citados: Chiquinha Gonzaga, Noel Rosa, Pixinguinha, LAmartine Babo, Ari Barroso...

Sabemos que o carnaval atualmente se renova a cada dia, com novas ideias e principalmente novas músicas.
O arquivo abaixo contém as marchinhas que fizeram sucesso nas bailes carnavalesos do tempo de nossos pais, avós,..., e é imprescindível que o professor resgate essa importante parte cultural do nosso país, mantendo-a viva na memória dos alunos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário