15 de outubro de 2012

Higiene: os cuidados essenciais na creche

Na creche/Pré-escola Saúde SAS/USP, do momento da escovação à hora das atividades, tudo é planejado pelos educadores para garantir um ambiente limpo e organizado. Isso contribui para que os momentos da rotina dos bebês resultem em saúde e aprendizagens.

Especialistas são unânimes ao dizer que no dia dos pequenos os cuidados e a Educação devem ser articulados. "Cuida-se ao educar e educa-se ao cuidar", explica Zilma de Oliveira, docente da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP), campus de Ribeirão Preto.

Para que os bebês estejam bem acolhidos e preparados para uma rotina cheia de descobertas, desafios e aprendizagens, é preciso um olhar atento às questões de higiene. E isso não tem a ver só com a limpeza do ambiente, dos objetos e dos brinquedos. Envolve também o modo como as crianças se relacionam com elas mesmas, com as outras, com o espaço ao redor e com as tarefas cotidianas. Isso inclui a hora do banho e de dormir.

A permanência em ambientes fechados (que aumenta a concentração de germes) e as mãos mal lavadas (que disseminam agentes causadores de doenças) estão entre os principais problemas das creches hoje, segundo Damaris Maranhão, docente da pós-graduação em Educação Infantil do Instituto Superior de Educação Vera Cruz (Isevec), ambos localizados em São Paulo.

Leia mais...

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/higiene-cuidados-essenciais-creche-702850.shtml

2 comentários:

  1. Oi Fernanda, adorei a matéria, as atividades e o blog todo !!! Um luxo só...Parabéns !!! beijos....
    Edilaine

    ResponderExcluir
  2. Olá Fernanda, adorei seu blog...serei sua primeira seguidora e espero tb sua visita no meu e que tb seja uma seguidora...ficarei feliz com sua presença no meu cantinho...bjs e parabéns
    Claudia
    www.criandoartecommagia.blogspot.com

    ResponderExcluir